AuRoRA Project

O Autonomous mobile Robot as a Remedial tool for Autistic children ou em português Robô autónomo e móvel para tratamento das crianças autistas é também conhecido por AuRoRA Project ou Projecto AuRoRA e vem a ser desenvolvido desde 1998.



O Projecto AuRoRA estuda se e como os robôs se podem tornar “bonecos” com um papel educacional e terapêutico nas crianças com autismo. O objectivo principal deste projecto passa por envolver as crianças com autismo em interacções coordenadas e sincronizadas com o ambiente, ajudando-as assim a desenvolverem e aumentarem as suas habilidades de comunicação e de interacção social, fundamentais para o contacto entre humanos.

Este Projecto dirige-se para as crianças que tenham habilidades de comunicação e interacção menos desenvolvidas e continua a ser mais uma forma de tratamento do autismo e não uma cura para esta perturbação. Prevê-se que seja uma ferramenta para ser usada pelos professores como uma grande parte do programa terapêutico de aprendizagem.

Uma das teorias que apoia este Projecto é o facto de o ser humano ser muito complicado de perceber para uma criança com autismo, as suas expressões faciais complexas, o facto de uma expressão poder ter vários significados abstractos, são barreiras para estas crianças. Os robôs são muito mais simples para a aprendizagem das habilidades de interacção sociais básicas. Além disso muitas crianças autistas têm interesse em brinca com brinquedos mecânicos ou com computadores.

O desenho e a experiência cuidadosa das técnicas de comunicação e interacção nas interacções dos robots-humanos é um grande desafio científico para este projecto e só pode ser realizado através de uma serie de protótipos e da sua evolução na interacção com crianças autistas.


Mais informações em http://www.AuRoRA-project.com/


Referências bibliográficas:

· The AuRoRA Project (2008). Acedido em: 10 de Janeiro de 2009, em http://www.AuRoRA-project.com/




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