DIAGNÓSTICO


O diagnóstico do autismo, de hoje em dia, baseia-se em dois grande documentos: o DSM-IV e o ICD-10. São documento utilizados pela maioria dos profissionais de saúde na área de saúde mental.
O DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - Fourth Edition), foi publicado pela Associação Psiquiátrica Americana e para cada perturbação define critérios de diagnóstico no qual o paciente se deve incluir. Os critérios de diagnóstico da Perturbação do Espectro Autista são os seguintes:


Um total de seis (ou mais) itens de (1) (2) e (3), com pelo menos dois de (1), e um de (2) e de (3).(1) défice qualitativo na interacção social, manifestado pelo menos por duas das seguintes características:

(a) acentuado défice no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como contacto ocular, expressão fácil, postura corporal e gestos reguladores da interacção social;
(b) incapacidade para desenvolver relações com os companheiros, adequadas ao nível de desenvolvimento;
(c) ausência da tendência espontânea para partilhar com os outros prazeres, interesses ou objectivos (por exemplo; não mostrar, trazer ou indicar objectos de interesse);
(d) falta de reciprocidade social ou emocional;


(2) défices qualitativos na comunicação, manifestados pelo menos por uma das seguintes características:

(a) atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas para compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica);
(b) nos sujeitos com um discurso adequado, uma acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros;
(c) uso estereotipado ou repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática;
(d) ausência de jogo realista espontâneo, variado, ou de jogo social imitativo adequado ao nível de desenvolvimento;


(3) padrões de comportamento, interesses e actividades restritos, repetitivos e estereotipados, que se manifestam pelo menos por uma das seguintes características:

(a) preocupação absorvente por um ou mais padrões estereotipados e restritivos de interesses que resultam anormais, quer na intensidade quer no objectivo;
(b) adesão, aparentemente inflexível, a rotinas ou rituais específicos, não funcionais;
(c) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, sacudir ou rodar as mãos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo);
(d) preocupação persistente com partes de objectos.


B. Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos três anos de idade: (1) interacção social, (2) linguagem usada na comunicação social (3), jogo simbólico ou imaginativo.


C. A perturbação não é melhor explicada pela presença de uma Perturbação de Rett ou Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância.

O ICD-10 ( em inglês: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems - ICD) fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças e é publicado pela Organização Mundial da Saúde. Os critérios do ICD-10 para a Perturbação do Espctro Autista são:


F 84 – Perturbações Globais do desenvolvimento


F 84.0 – Autismo Infantil

Perturbação global do desenvolvimento caracterizada por:
a) um desenvolvimento anormal ou alterado que se manifesta até aos 3 anos de idade.
b) apresenta uma disfunção num dos 3 seguintes domínios: interacção social, comunicação e jogo simbólico.
c) Esta perturbação é, na maioria das vezes acompanhada por outras perturbações como fobias, perturbação do sono ou alimentação, crises de birra e agressividade (auto-agressividade).

F84.1 – Autismo atípico

Perturbação global do desenvolvimento:
a) Ocorre após os 3 anos.
b) Não responde a todos os critérios de diagnóstico do autismo infantil.
Esta categoria deve ser utilizada para classificar um desenvolvimento anormal ou alterado, que aparece após os 3 anos, e que não apresenta manifestações patológicas suficientes nos 3 domínios psicopatológicos (interacção social, comunicação e jogo simbólico) implicados no autismo infantil. O autismo atípico ocorre habitualmente em crianças que apresentam um atraso mental ou uma perturbação específica grave no desenvolvimento da linguagem receptiva.

F84.2 – Síndrome de Rett

Perturbação descrita, até este momento, unicamente em meninas, caracterizado por um desenvolvimento inicial aparentemente normal, seguido de uma perda parcial ou completa da linguagem, da marcha e competências das mãos, associados a um atraso no desenvolvimento craniano (ocorre normalmente entre os 5 e 30 meses). A perda dos movimentos voluntários das mãos e a sua torção (movimentos estereotipados), e a hiperventilação são sintomas característicos desta perturbação. O desenvolvimento social e o brincar estão geralmente afectados. A partir dos 4 anos começa-se a manifestar uma ataxia do tronco e uma apraxia, seguidas frequentemente por movimentos coreoatetósicos. A esta síndrome está geralmente associado um atraso mental.

F 84.3 – Outras Perturbações desintegrativas da infância

Perturbação global do desenvolvimentos caracterizada pela presença de um período de desenvolvimento completamente normal (por volta dos 2 anos) antes de se verificar esta perturbação, seguindo-se uma perda das competências anteriormente adquiridas em vários domínios do desenvolvimento normal da criança. Estas manifestações acompanham-se por uma perda global do interesse em relação ao que a rodeia, aparecem os movimentos estereotipados e repetitivos e há uma alteração do tipo autista na interacção e na comunicação. Em alguns casos, esta perturbação surge associada à encefalopatia. No entanto, o diagnóstico deve ter por base as anomalias verificadas no comportamento.

F 84.4 – Perturbação com hiperactividade associada ao atraso mental e aos movimentos estereotipados.

Perturbação ainda um pouco desconhecida e rara. Esta categoria enquadra crianças com um atraso mental grave associada à hiperactividade, défice de atenção e comportamentos estereotipados. Na adolescência, a hiperactividade dá lugar a hipoactividade (o que não é habitual em crianças com hiperactividade e inteligência normal).

F84.5 – Síndrome de Asperger

Perturbação com origem desconhecida, caracterizada por uma alteração qualitativa das interacções sociais recíprocas, semelhante à observada no autismo, com um reportório de interesses e actividades restrito, estereotipado e repetitivo. Diferencia-se do autismo essencialmente pelo facto de não se acompanhar com um atraso ou uma deficiência na linguagem ou desenvolvimento cognitivo. Estas crianças são geralmente muito desajeitadas. As patologias costumam persistir na adolescência e idade adulta. Pode ocorrer, no inicio da idade adulta, psicoses associadas a este síndrome.

F84.8 – Outras perturbações pervasivas do desenvolvimento.

F84.9 – Perturbações pervasivas do desenvolvimento NCOP.


Referências bibliográficas:


  • World Health Organization. (1993) The ICD-10 Classification of Mental and Behavioural Disorder. WHO Library. Geneva.

Sem comentários: