Apesar de os alunos constituírem um grande grupo heterogéneo, a grande maioria apresenta dificuldades e alterações ao nível da comunicação, da compreensão, e da participação em actividades. Como tal, foram delineados alguns objectivos a atingir, entre eles:
- Criar ambientes educativos estruturados, securizantes, significativos e ricos em comunicação, que permitam o envolvimento dos alunos na procura de informação, juntamente com os seus colegas de turma, sem Necessidades Educativas Especiais (NEE)
- Criar condições para os alunos poderem interagir com parceiros significativos e envolverem-se nessas interacções
- Fomentar a aprendizagem de conteúdos relacionados com o conhecimento de si próprios, dos outros e do mundo e que conduzam ao estabelecimento de uma vida com qualidade no presente e no futuro
- Proporcionar oportunidades de aprendizagem significativas, centradas em experiências da vida real, adequadas à idade dos alunos, às capacidades, interesses e necessidades de cada um, e sejam semelhantes às dos seus colegas sem NEE
- Desenvolver actividades naturais e funcionais que promovam o desenvolvimento da autonomia pessoal e social nos diversos ambientes onde os alunos se encontram
- Organizar e apoiar o processo de transição para a vida pós-escolar, entre ciclos e para a vida adulta
- Assegurar serviços e apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia e da orientação e mobilidade, que permitam maximizar as suas oportunidades educativas
- Criar espaços de reflexão e de formação acerca da prática pedagógica para os profissionais, pessoal não docente e famílias
- Assegurar a participação dos pais/encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem, esclarecendo dúvidas, dando a conhecer as causas e consequências das problemáticas, procurando minimizar as suas angústias e valorizar as suas atitudes
- Proceder às adequações curriculares necessárias, organizando e tornando o currículo de modo a ser flexível, organizado, e promover a participação e envolvimento dos alunos
De modo a alcançar estes objectivos, e uma vez que as necessidades de cada aluno são bastante específicas, é necessário que estas sejam constituída por profissionais de diversas áreas com conhecimentos específicos e tempo para se preparar adequadamente, para assim proporcionarem um apoio adequado e especializado.
Para além dos recursos humanos, são necessários diversos recursos materiais e equipamentos, e a sua utilização depende da especificidade de cada aluno, das suas capacidades e das suas necessidades.
Referências Bibliográficas:
- Nunes, C. (2005). Unidades Especializadas em Multideficiência Normas Orientadoras. Acedido em 20 de Dezembro 2008, em: http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=7&url=http%3A%2F%2Fwww.dgidc.min-edu.pt%2Ffichdown%2Fensinoespecial%2Fnormas_orientadoras.pdf&ei=WqVnSb2iDISJjAfC3ciyBw&usg=AFQjCNHkiSjbovHESDw3Czc2kznM7euarw&sig2=IM_PqUGj-Wp_T6c-wmATrw
Sem comentários:
Enviar um comentário