AVALIAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

Métodos de avaliação clínica em terapia ocupacional

Para Magalhães (1997), a avaliação inicia-se no primeiro contacto com o cliente e os dados recolhidos na avaliação definem um plano de tratamento. Desta forma, as medidas utilizadas para a avaliação reflectem as práticas e os valores da Terapia Ocupacional. Assim sendo, a autora sugere a necessidade de congruência entre a razão da procura pelo serviço, os métodos para a recolha dos dados, a intervenção e os resultados alcançados.

Existem vários métodos básicos usados na Terapia Ocupacional, entre eles: a observação, a entrevista, os procedimentos formais de avaliação: testes standartizados e não-standartizados.
A observação é um procedimento realizado durante a entrevista e outros procedimentos de avaliação. Com a observação podemos retirar muita informação, nomeadamente, a postura, a forma de deambulação, se existem disfunções motoras. A observação também pode ser realizada durante actividades específicas, como o comer, o vestir-se, brincar etc., podendo ser realizadas em contexto natural ou em ambiente estruturado.
A entrevista inicial é descrita por Stein e Cutler (1998) como um método que promove a oportunidade para estabelecer uma aliança terapêutica entre terapeuta e paciente, possibilitando ao terapeuta avaliar o interesse e o nível de motivação. Também pode servir para o cliente colocar questões. Esta deve ocorrer num ambiente calmo e que proporcione privacidade.
Os testes standartizados são procedimentos que utilizam dados normativos. Implicam o estudo da confiabilidade e validação dos dados. Os métodos de avaliação padronizados frequentemente envolvem o uso de um instrumento, um formulário ou uma escala de classificação.
Os testes não-sandartizados são instrumentos de avaliação subjectivos.


Referências Bibliograficas:


Tedesco S. (2006). O desenvolvimento e estudo de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional. Acedido em: 13 de Janeiro de 2009, em:
http://www.casadato.com.br/Noticia.asp?ID=438

Sem comentários: