Fisioterapeuta:
As crianças com PEA podem apresentar alterações ao nível das habilidades motoras finas e das habilidades motoras grossas. Assim, o Fisioterapeuta pode ser útil para diminuir estas incapacidades, promovendo o desenvolvimento motor normal destas crianças. Podem também realizar sessões de Hipoterapia se se encontrarem devidamente instruidos para tal.
As crianças com PEA podem apresentar alterações ao nível das habilidades motoras finas e das habilidades motoras grossas. Assim, o Fisioterapeuta pode ser útil para diminuir estas incapacidades, promovendo o desenvolvimento motor normal destas crianças. Podem também realizar sessões de Hipoterapia se se encontrarem devidamente instruidos para tal.
Terapeuta da Fala:
As crianças autistas apresentam como um dos principais problemas a comunicação. Desta forma as crianças podem ser completamente incapazes de falar ou poderão conseguir expressar-se sobre diversos temas do seu interesse. Assim, a intervenção precoce e continuada do Terapeuta da Fala em indivíduos portadores de PEA é fundamental para que o sujeito evolua satisfatoriamente, no que se refere à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento da sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar instrucções e agir sobre o ambiente que o cerca.
As crianças autistas apresentam como um dos principais problemas a comunicação. Desta forma as crianças podem ser completamente incapazes de falar ou poderão conseguir expressar-se sobre diversos temas do seu interesse. Assim, a intervenção precoce e continuada do Terapeuta da Fala em indivíduos portadores de PEA é fundamental para que o sujeito evolua satisfatoriamente, no que se refere à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento da sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar instrucções e agir sobre o ambiente que o cerca.
Psicólogo:
Tem como principais funções orientar a familia para que esta saiba a melhor forma de agir com a criança e ao mesmo tempo prestar apoio psicológico aos pais; encontra-se inserido numa equipa de diagnóstico e avaliação e numa equipa multidisciplinar onde poderá fornecer esclarecimentos a outros técnicos sobre as formas e condições de aprendizagem e ajustamento do indivíduo; realizar psicoterapia com a criança.
Referências Bibliograficas:
Tem como principais funções orientar a familia para que esta saiba a melhor forma de agir com a criança e ao mesmo tempo prestar apoio psicológico aos pais; encontra-se inserido numa equipa de diagnóstico e avaliação e numa equipa multidisciplinar onde poderá fornecer esclarecimentos a outros técnicos sobre as formas e condições de aprendizagem e ajustamento do indivíduo; realizar psicoterapia com a criança.
Referências Bibliograficas:
- SOUZA, José., FRAGA, Liliane., OLIVEIRA, Marlene et al., Actuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil. Psicol. cienc. prof. [online]. jun. 2004, vol.24, no.2 [citado 07 Enero 2009], p.24-31 acedido em 6 de Janeiro de 2009 pelas 21 horas em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932004000200004&lng=es&nrm=
- Relvas, M., TERAPIA DA FALA E O AUTISMO (2008), acedido em 6 de Janeiro de 2009 pelas 22 horas em: http://aromasdeportugal.blogspot.com/2008/10/terapia-da-fala-e-o-autismo.html
Sem comentários:
Enviar um comentário