PAPEL DE OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE






Fisioterapeuta:
As crianças com PEA podem apresentar alterações ao nível das habilidades motoras finas e das habilidades motoras grossas. Assim, o Fisioterapeuta pode ser útil para diminuir estas incapacidades, promovendo o desenvolvimento motor normal destas crianças. Podem também realizar sessões de Hipoterapia se se encontrarem devidamente instruidos para tal.






Terapeuta da Fala:
As crianças autistas apresentam como um dos principais problemas a comunicação. Desta forma as crianças podem ser completamente incapazes de falar ou poderão conseguir expressar-se sobre diversos temas do seu interesse. Assim, a intervenção precoce e continuada do Terapeuta da Fala em indivíduos portadores de PEA é fundamental para que o sujeito evolua satisfatoriamente, no que se refere à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento da sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar instrucções e agir sobre o ambiente que o cerca.


Psicólogo:
Tem como principais funções orientar a familia para que esta saiba a melhor forma de agir com a criança e ao mesmo tempo prestar apoio psicológico aos pais; encontra-se inserido numa equipa de diagnóstico e avaliação e numa equipa multidisciplinar onde poderá fornecer esclarecimentos a outros técnicos sobre as formas e condições de aprendizagem e ajustamento do indivíduo; realizar psicoterapia com a criança.


Referências Bibliograficas:






  • SOUZA, José., FRAGA, Liliane., OLIVEIRA, Marlene et al., Actuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil. Psicol. cienc. prof. [online]. jun. 2004, vol.24, no.2 [citado 07 Enero 2009], p.24-31 acedido em 6 de Janeiro de 2009 pelas 21 horas em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932004000200004&lng=es&nrm=










  • Relvas, M., TERAPIA DA FALA E O AUTISMO (2008), acedido em 6 de Janeiro de 2009 pelas 22 horas em: http://aromasdeportugal.blogspot.com/2008/10/terapia-da-fala-e-o-autismo.html

Sem comentários: