O AMBIENTE NAS UNIDADES


Todas as experiências de aprendizagem mencionadas anteriormente decorrem em ambientes específicos, e para tal, um ponto fundamental a ter em conta é:

• Debater e planear a sua organização e estrutura


Desta forma, serão criadas oportunidades que permitirão ao aluno:

• Interagir positivamente com as pessoas e os objectos e realizar aprendizagens significativas
• Compreender que pode ter um papel activo nos ambientes
• Apreender a informação relevante que lhe é fornecida pelos contextos e simultaneamente dar sentido às experiências que vivencia
• Realizar actividades individuais e de grupo, e perceber o que acontece nos diferentes ambientes e espaços

Por outro lado, são também necessárias precauções relativamente ao espaço físico que envolve os alunos, nomeadamente a nível da claridade, brilho, contraste e reflexo dos materiais existentes em cada um dos espaços, sobretudo quando os alunos apresentam acentuadas limitações visuais.

Evitar ruídos em quantidade excessiva, especialmente quando o aluno apresenta acentuadas limitações sensoriais, é também outro ponto de grande importância, uma vez que poderá perturbá-lo e levá-lo a percepcionar o ambiente como sendo caótico e perigoso. A colocação de cortinas e carpetes é uma possível solução!


Referências Bibliográficas:

- Nunes, C. (2005). Unidades Especializadas em Multideficiência Normas Orientadoras. Acedido em 20 de Dezembro 2008, em: http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=7&url=http%3A%2F%2Fwww.dgidc.min-edu.pt%2Ffichdown%2Fensinoespecial%2Fnormas_orientadoras.pdf&ei=WqVnSb2iDISJjAfC3ciyBw&usg=AFQjCNHkiSjbovHESDw3Czc2kznM7euarw&sig2=IM_PqUGj-Wp_T6c-wmATrw





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