LISTA DE LIVROS RELACIONADOS COM A PEA


Fala Comigo


Escritora: Marti Leimbach

Fala Comigo é um romance que explora a determinação de uma mãe para ajudar o seu filho. Baseada na própria vida pessoal da autora, é uma história de amor para adultos que, de alguma forma, estende a sua sabedoria para além dos parâmetros da incapacidade e vai dentro da substância da própria natureza humana. Um romance tenso e emotivo que fará o leitor rir, mesmo quando lhe parte o coração.






Os filhos do afecto

Escritora: Torey Hayden

Um livro que relata quatro situações de meninos que sofrem desequilíbrios emocionais e que Hayden ajudou a ultrapassar e a transformar numa família coesa através da entreajuda e da partilha de experiências. As crianças foram deixadas ao seu cuidado porque mais ninguém queria lidar com a sua diferença. O grupo era composto por um rapaz autista que repetia as palavras das outras pessoas e nada mais dizia, uma menina de sete anos com danos cerebrais provocados por maus tratos familiares, um menino de dez anos traumatizado por ter visto a madrasta matar o pai e uma rapariga de doze anos que foi expulsa de uma escola católica quando ficou grávida. Com a ajuda da professora Torey Hayden, estas crianças conheceram o poder do amor e encontraram uma estrutura sólida sobre a qual se puderam desenvolver saudavelmente.







O estranho caso do cão morto

Escritor: Mark Haddon

Conta a história de Christopher Boone, um menino autista de 15 anos que vive enredado no seu próprio mundo, longe de tudo e de todos. Um dia, encontra o cão da sua vizinha morto, no meio do jardim, com uma forquilha atravessada. A partir daqui nunca mais será o mesmo pois só descansará quando descobrir quem cometeu o crime.







Nascido num dia azul

Escritor: Daniel Tammet

Daniel Tammet tem uma forma extremamente rara da Síndrome de Asperger, que lhe concede poderes mentais quase inimagináveis, muito semelhantes aos retratados por Dustin Hoffman, no filme Rain Man.

É virtualmente um caso único entre as pessoas com distúrbios autistas graves, visto que, não só não está isolado do mundo e é capaz de levar uma vida completamente independente mas, sobretudo, consegue explicar o que acontece dentro da sua cabeça.

Nascido num Dia Azul é uma história exemplar de sucesso, que começa na pequena infância, quando Daniel era incapaz de fazer amigos e era gozado pelos outros, até à idade de jovem adulto, em que aprendeu já a controlar-se e a viver de forma independente, se apaixonou, experimentou uma conversão religiosa ao cristianismo e, mais recentemente, se tornou uma celebridade.



Sem comentários: