A avaliação de uma criança com autismo é a base para a delineação de objectivos e para a intervenção. Para tal é necessária uma equipa multi-disciplinar que abranja todas as áreas necessárias a ter em conta.
Esta avaliação divide-se em 4 componentes:
- História clínica
- Exame físico
- Avaliação neurológica
- Avaliação do desenvolvimento social e cognitivo e linguagem.
Através destas componentes iremos responder aos objectivos da nossa avaliação, que se centram no diagnóstico definitivo, exclusão de condições que produzam sintomas semelhantes, identificação de co-mobilidades e determinação do nível de funcionalidade da criança. Para tal é necessário verificar todo o desenvolvimento da criança desde o nascimento e a sua história familiar. Sinais de alarme, capacidade de brincar, comportamento ao longo do tempo e regressões são os pontos a ter em conta.
Os exames feitos pela equipa multi-disciplinar comportam:
- Perímetro cefálico e sua evolução
- Peso e altura (obsessões e compulsões dietéticas)
- Pele com lâmpada de Wood (esclerose tuberosa)
- Características dismórficas
- Tónus muscular e reflexos (pode haver hipotonia)
Ao fim de um ano, deverá ser feita uma reavaliação para que se possam verificar se houve regressões ou avanços.
Referências bibliográficas:
Rodrigues, H. (2008) Apontamentos policopiados: Espectro Autista. Aula do dia 15 de Dezembro de 2008.
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