FARMACOLOGIA

Relativamente aos fármacos associados à cura do autismo, cabe referir que estes não existem, uma vez que se desconhecem as cuasas do problema bem como a cura do mesmo.
No entanto existem medicamentos que ajudam atenuar/minimizar alguns dos problemas associados.

Enunciam-se algumas das tipologias de medicamentos a prescrever:




  • Antipsicóticos
    Originalmente usados para tratar a esquizofrenia, podem ajudar a diminuir a agressão e a melhorar outros problemas comportamentais graves associados ao autismo. Reduzem a quantidade do neurotransmissor dopamina no cérebro. Um antipsicótico, como a risperidona, tem efeitos atenuantes ao nivel da agressão, hostilidade, auto-flagelo e agitação, e tende a ter menos efeitos colaterais.

  • Antidepressivos
    Existem estudos que confirmam que o autista têm um nível alterado do neurotransmissor serotonina. Medicamentos conhecidos por inibidores selectivos de recaptação de serotonina, como o Prozac e Zoloft, ajudam a regularizar os níveis de serotonina e a controlar a ansiedade,
    depressão e comportamentos obsessivo-compulsivos, no entanto, teme-se que se prescritos de forma inadquada possam estar associados a comportamentos e pensamentos suicidas em crianças.

  • Estimulantes
    Os medicamentos como a ritalina, podem ser eficientes para os sintomas de hiperatividade e impulso em crianças autistas. Esses medicamentos por vezes apresentam efeitos colaterais ao nivel comportamental.

  • Neurolépticos
    São utilizados para reduzir os sintomas do austismo. Têm uma resposta, regra geral boa com efeitos positivos na aprendizagem, embora possam apresentar efeitos colaterais como: sedação excessiva, reações distônicas (rigidez mulcular), discinesia (alteração do movimento muscular) e efeitos parkinsonianos (tremor).

  • Anti-opióides
    Com efeito tranquilizador, diminui a agressividade, a hiperatividade, a impulsividade e a repetição persistente de actos, palavras ou frases sem sentido (estereotipadas).



Referências bibliográficas:

Tratamento para o autismo. Acedido em 12 de Janeiro de 2009, em:
http://saude.hsw.uol.com.br/autismo4.htm

Assunção F. Autismo Infantil. Acedido em 12 de Janeiro de 2009, em: http://www.emedix.com.br/doe/psi001_1f_autismo.php

Sem comentários: