O que é a Perturbação do espectro autista?
A Perturbação do espectro autista é uma perturbação no comportamento e na comunicação, afectando a interacção da criança com as outras crianças e com outros adultos;
É normal o meu filho ter um comportamento diferente das outras crianças?
É normal, tendo de estar preparados para os comentários de outras pessoas, como “coitadinha da criança”, visto que não compreendem a situação, até dos pais dos colegas da escola;
Todas as crianças com PEA comportam-se como o meu filho?
Não, cada criança tem os seus comportamentos específicos, cada caso, é um caso;
A PEA tem cura?
Não tem cura, vamos sim tentar minimizar os comportamentos inadequados, principalmente no domínio social, tornando a criança o mais feliz e mais autónomo possível;
Alguém pode ajudar o meu filho?
Sim, vão estar inseridos nas sessões, sendo –lhes explicado como vamos chegar ao objectivo, como vamos ultrapassar as incapacidades no seu dia-a-dia, envolvendo não só os pais, mas também a família mais próxima, como os avós, a professora, dando sugestões para o melhor envolvimento com a criança;
Como posso eu ajuda-lo no seu dia-a-dia?
Através da utilização de várias sugestões, como jogos, brincadeiras, ensinando a criança a brincar, desmontando as actividades e explicar como se faz, experimentar em casa, os jogos que devem ter ou não em casa, como por exemplo o computador, não devendo estar presente; Sensibilizando também para a medicação, Necessária para se acalmarem; Quanto mais autónoma a criança for, maior será a sua interacção;
O meu filho poderá frequentar uma escola de ensino regular ou terá de ir para uma escola de ensino especial?
Segundo a lei, numa escola normal, mas depende da idade da criança, recomendando uma escola de ensino especial, dependendo da capacidade e comportamentos da criança, se tiver capacidades para frequentar a escola regular, irá para lá;
Será que ele conseguirá socializar e brincar como as outras crianças o fazem?
Depende de muitos factores, da sensibilização dos professores e das outras crianças, à partida não irá, podendo ser diferente mas adequado ao meio: “Vamos indo, e vamos vendo”;
Poderei esperar que o meu filho consiga ter uma vida autónoma?
Vamos trabalhar ao máximo para isso, para ele próprio ser autónomo no seu dia-a-dia, dependendo muito dos casos, do ambiente onde a criança se insere;
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