DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
No desenvolvimento normal podem observar-se períodos de regressão do desenvolvimento, mas não tão graves ou prolongados como na Perturbação Autística. Pode-se diferenciar a Perturbação Autística das outras Perturbações Globais do Desenvolvimento. A Perturbação de Rett difere da Perturbação Autística na taxa de prevalência entre os sexos e no padrão dos défices. A perturbação de Rett foi diagnosticada apenas nas mulheres, enquanto que a Perturbação Autística ocorre mais frequentemente nos homens. Na perturbação de Rett, há um padrão característico de desaceleração do crescimento craniano, perda de competências manuais intencionais previamente adquiridas, aparecimento de marcha ou movimentos do tronco mal coordenados. Particularmente durante os anos pré-escolares, os sujeitos com Perturbação de Rett podem apresentar dificuldades de interacção social semelhante às observadas na Perturbação Autística, mas tendem a ser transitórias. A perturbação Autística difere da Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância, que tem um padrão distinto de grave regressão evolutiva e aparece pelo menos após dois anos de desenvolvimento normal. Na Perturbação Autística as anomalias do desenvolvimento são normalmente observadas no primeiro ano de vida. Quando não há informação sobre o desenvolvimento nos primeiros anos ou quando não é possível documentar o período requerido do desenvolvimento normal, poderá ser feito o diagnóstico de Perturbação Autística. A perturbação de Asperger pode distinguir-se da Perturbação Autística pela ausência de atraso ou desvio no desenvolvimento da linguagem. A Perturbação de Asperger não é diagnosticada se estiverem preenchidos os critérios de diagnóstico para a Perturbação Autística.
A Esquizofrenia com início na infância aparece após anos de desenvolvimento normal ou próximo do normal. Pode ser feito um diagnóstico adicional de Esquizofrenia se um sujeito com Perturbação Autística desenvolver características da Esquizofrenia, com uma fase activa sintomática de delírios ou alucinações com uma duração de pelo menos um mês. No Mutismo Selectivo, a criança revela aptidões de comunicação adequadas ainda que só o faça em certos contextos e não tem um défice grave na interacção social nem os padrões restritivos de comportamento associados com a Perturbação Autística. Na Perturbação da Linguagem Expressiva e na Perturbação Mista da Linguagem Receptiva-Expressiva, há um défice na linguagem, mas este não está associado à presença de incapacidade qualitativa de interacção social nem a padrões de comportamento limitados, repetitivos e estereotipados. Algumas vezes é difícil determinar se se justifica um diagnóstico adicional de Perturbação Autística a um sujeito com Deficiência mental, especialmente se a Deficiência Mental for grave ou profunda. O diagnóstico adicional de Perturbação autística está reservado para situações em que há défices qualitativos nas aptidões sociais e comunicativas e em que estejam presentes características comportamentais específicas e de Perturbação Autística. As estereotipias motoras são características da Perturbação Autística. Não se coloca um diagnóstico adicional de Perturbação de Movimentos Estereotipados quando as estereotipias são melhor explicadas como parte do quadro clínico da Perturbação Autística, mas o diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção não se faz se estiver presente uma Perturbação Autística.
Referências bibliográficas:
APA (2000). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4ª ed, American Psychiatric Association. Washington
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