A FAMÍLIA E AS UNIDADES


Para além dos profissionais e técnicos de Saúde, o envolvimento da família durante todo o processo de planificação e desenvolvimento das actividades é fundamental. Cada aluno é único, e as suas necessidades, capacidades e interesses também o são. Quem melhor do que a sua família para o saber?

Desta forma, a equipa da Unidade deve ter em conta a mesma, e estabelecer com ela uma relação terapêutica que:
  • Tenha em consideração o conhecimento que tem do(a) filho(a)
  • Tenha conhecimento das suas preocupações relativamente ao futuro do(a) seu(ua) filho(a)
  • Considere as suas necessidades e prioridades na organização e elaboração do programa educativo individual
  • Informe acerca dos progressos do(a) filho(a), utilizando uma linguagem simples e positiva
  • Crie espaços de comunicação para que a família possa expressar as suas preocupações, os seus desejos e as suas necessidades
  • Respeite as suas tradições, valores culturais e expectativas


Referências Bibliográficas:

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Nunes, C. (2005). Unidades Especializadas em Multideficiência Normas Orientadoras. Acedido em 20 de Dezembro 2008, em: http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=7&url=http%3A%2F%2Fwww.dgidc.min-edu.pt%2Ffichdown%2Fensinoespecial%2Fnormas_orientadoras.pdf&ei=WqVnSb2iDISJjAfC3ciyBw&usg=AFQjCNHkiSjbovHESDw3Czc2kznM7euarw&sig2=IM_PqUGj-Wp_T6c-wmATrw

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