LISTA DE FILMES QUE ABORDAM A PEA

Rain man

Realizador: Barry Levinson

Género: Comédia/Drama

País/Ano: EUA/ 1988

Duração: 133 minutos

Sinopse: Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, deixa uma fortuna em dinheiro para Charlie e para um irmão autista (Dustin Hoffman) que ele desconhecia ter. Os dois viajam então pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver, passando, claro, por inúmeras dificuldades. Vencedor do Óscar de Melhor Filme.




Sem testemunhas

Titulo Original: Silent Fall

Realizador: Bruce Beresford

Género: Thriller/Mistery/Drama

País/Ano: EUA/ 1994

Sinopse: Um menino autista é a única testemunha a morte dos pais e é com a ajuda da irmã (Liv Tyler) e de um controverso terapeuta (Richard Dreyfuss) que tenta entrar na mente da criança que o mistério é resolvido. Uma história impressionante e com uma final inesperado.




Meu filho, meu mundo

Titulo Original: Son-rise: a miracle of love

Realizador: Glenn Jordan

Género: Drama

País/Ano: EUA/ 1979


Sinopse: Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebé. Com o passar dos meses, os seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo.



Mercury Rising


Realizador: Harold Becker


Género: Aventura


País/Ano: EUA/ 1998


Duração: 111 min.


Sinopse: Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate agentes federais para proteger Simon, um autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto os outras crianças lêem um texto qualquer. Essa habilidade, torna esse código de 1 bilhão de dólares vulnerável, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está a contar e ele descobre que a única hipótese de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.




Loucos de amor

Título original: Mozart and the Whale


Realizador: PetterNaess


Género: Comédia


País/Ano: EUA/ 2005


Duração: 94 minutos


Sinopse: Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com Síndrome de Asperger, cujas disfunções emocionais ameaçam o seu recente romance. Donald é um bom rapaz, motorista de táxi sem sorte, ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda às pessoas com Perturbação do Espectro Autista, a sua vida - e o seu coração - ficam de cabeça para baixo.





I am Sam


Realizador: Jessie Nelson


Género: Drama


País/Ano: EUA, 2001


Duração: 132 min.

Sinopse: Sam Dawson (Sean Penn), um homem com uma deficiência mental que educa a sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de um grupo de amigos extraordinários. No entanto, quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar intelectualmente o seu pai, uma assistente social tenta retirar a criança a Sam.
Perante esta situação, o pai luta contra o sistema legal e forma uma aliança com Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma advogada que aceita o caso num desafio aos colegas de profissão.
Juntos, Sam e Rita lutam para convencer a assistência social a deixar regressar a criança a casa. Nessa luta, emerge a força incondicional do amor.




What's eating Gilbert Grape


Realizador: Lasse Hallström


Género: Drama


País/Ano: EUA/ 1993


Duração: 117 min.


Sinopse: A história passa-se numa cidade pequena, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum (Johnny Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas e do irmão autista (Leonardo DiCaprio), inclui ainda a mãe obesa que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer as suas escolhas.





2 comentários:

Anónimo disse...

Boa dia,

Na relação de filmes presente no site poderia também ser adicionado o filme "Adam", que refere-se sobre as dificuldades de se relacionar com um homem com Síndrome de Asperger.

Grata,
Carina

Helena disse...

Podem incluir também "snow cake", "my name is Khan" e "After Thomas".
Helena
(meumundoxteumundo.blogspot.pt)