PERFIL SENSORIAL



Poderá ser realizada uma intervenção baseada no Perfil Sensorial da criança, que é delineada e implementada em conjunto com os pais e professores possibilitando a construção e utilização estratégias que correspondam às necessidades da crianças e que assim possam ser integradas nas rotinas da criança. Esta intervenção deve ser centrada na realização de “ajustamentos” que diminuam algumas reacções negativas e promovam comportamentos positivos, sendo, desta forma, uma intervenção baseada no Perfil Sensorial.

Quando cuidadores e família conseguem perceber o significado dos comportamentos de crianças segundo uma perspectiva de processamento sensorial, eles podem criar um ambiente sensorialmente mais favorável à criança, aumentando assim as oportunidades desta de desempenhar e controlar mais e de melhor forma situações que lhe despoletem sentimentos de sucesso.


Referência Bibliografica:

Iarocci,G.,McDonald,J.(2006.4 de Janeiro).Sensory Integration and the Perceptual Experience of Persons with Autism. Journao of Autism anda Developmental Disorders, vol. 36, No 1, pp .77-90.

1 comentário:

paula serrano disse...

Olá
parabéns pelo blog. está muito interessante e passa bastante informação.
Gostava só de alertar para o facto de o Perfil sensorial ser um instrumento de avaliação e não uma intervenção. a intervenção a que se referem chama-se "Dieta Sensorial". Esta é feita para a criança pelo terapeuta Ocupacional em conjunto com os pais e professores depois de ser avaliado o processamento sensorial da criança com diversos instrumentos que não só o perfil sensorial. O perfil Sensorial, instrumento de avaliação, mostra-se insuficiente por si só para termos uma leitura global das dificuldades de processamento sensorial da criança.